Lá vamos nós para mais um tema sensível e controverso. Então relaxa, abre aí sua cerveja e confere o resultado da minha pesquisa (e da minha opinião) acerca das verdadeiras diferenças entre chopp e cerveja (se é que elas existem!)
A palavra Chopp
Para começo de conversa, a palavra ‘’Chopp’’ em sua origem alemã (Schoppen), se refere a uma unidade de medida que corresponde a aproximadamente 500ml. Então os alemães no Brasil, ao pedir uma cerveja, diziam: ‘’Gib mir ein shoppen, Bitte’’, ou algo do tipo, que significava ‘’Me vê um copo, por favor’’, que, claro, no contexto de um bar, significava ‘’Manda uma cerveja aí, meu consagrado!’’
Com o tempo a palavra Chopp ficou associada à cerveja tirada na torneira. Porém, será que existem diferenças reais entre uma coisa ou outra? Bom, é aí que começa a ‘’polêmica’’ que envolve legislação, crendices populares e achismos.
Então qual a diferença entre Chopp e Cerveja ?
Por via de regra NÃO existe diferença. Aliás, no mundo todo cerveja é sempre cerveja, independente da forma como é servida ou armazenada. Os ingleses e os americanos utilizam o termo ‘’draft beer’’ ou ‘’draught beer’’ para se referir a cervejas tiradas ‘’on tap’’ (na torneira), mas na realidade, ‘’draft’’ ou ‘’draught’’ significa apenas ‘’caneca’’. De todo modo, quando eles falam ‘’Give me a draft beer’’ eles estão dizendo que querem uma cerveja tirada na torneira. Ou seja, eles estão pedindo cerveja e ponto final.
Agora então a coisa começa a ficar um pouco confusa. No Brasil costumamos utilizar a palavra ‘’chopp’’ para se referir a uma cerveja tirada na torneira. Até aí tudo bem. Porém, uma instrução normativa do Ministério da Agricultura diz que Chopp é a cerveja que NÃO foi submetida ao processo de pasteurização.
Para quem não sabe, pasteurização é um processo que mata os micro-organismos presentes no líquido para torná-lo inerte e garantir mais longevidade à bebida.
Porém a verdade é que nem toda cerveja NÃO pasteurizada é envasada em barril e servida na torneira. Muitas cervejas não pasteurizadas podem ser envasadas em latas ou garrafas, e nem por isso são chamadas de ‘’Chopp em lata’’. E também muitas cervejas são pasteurizadas, envasadas em barris e servidas em torneiras, mas ainda assim continuam sendo chamadas de ‘’Chopp’’.
Pronto, agora ficou confuso! Sabe porque?
Pois bem por motivo nenhum! Cerveja é cerveja e ponto final! A cerveja que passou pelo processo de pasteurização continua sendo cerveja, e vice-versa. É uma escolha do fabricante para facilitar a logística da coisa, e não algo que altere significativamente a bebida em si.
Ou seja, esqueça esse negócio de ‘’pasteurização’’, pois isso não importa para você que vai consumir apenas. Gosta de cerveja tirada na torneira por conta da cremosidade e etc? Peça um ‘’chopp’’ ou uma cerveja ‘’on tap’’. Precisa levar cerveja para a praia ou para um churrasco? Compre latas ou garrafas, e pronto!
Sendo assim no final das contas é tudo cerveja e não interessa a forma como a legislação determina ou a forma como você chama. É TUDO CERVEJA!